sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Filé de merluza assado com leite de côco

Há dias minha filha pede para fazer peixe. Então, hoje foi o dia. O maridão comprou filé de merluza e procurei por aí uma receita para fazer, pq sempre faço cozido no molho e mudar um pouco é bom, né?

Achei uma receita e adaptei um pouco. Usei:

700g de filé de merluza
1 cenoura média
1 cebola
1 tomate
200ml de leite de côco (um vidro)
200g de creme de leite (uma caixinha)

Temperei os filés com tempero completo sem pimenta, limão e noz moscada ralada. Esta eu sempre compro em grão e ralo na hora de usar. Deixei os filés no tempero uns 15 minutos, já dispostos em uma camada no refratário quadrado pequeno. Depois cobri com a cenoura cortada em fatias, por cima o tomate em rodelas e por último a cebola também em rodelas. Misturei o leite de côco com o creme de leite e joguei por cima.

Cobri o refratário com alumínio e coloquei no forno pré-aquecido a 180ºC. Depois de 20 minutos retirei o alumínio e deixei mais uns 5 minutos para dar uma corzinha na cebola, pq com certeza a merluza já devia estar cozida a esta altura.

Eu imaginei que a receita ía ficar com muita água. Primeiro pq depois de descongelada a merluza não parava de sair água, depois por causa do tomate e finalmente pq o molho não é consistente. Mas para minha alegria o molho ficou com boa consistência. E o tempero ficou bem suave. O peixe pegou bem o gosto da noz moscada por isso foi bom ter cuidado na quantidade.


Eu não uso pimenta do reino, no lugar eu teria usado pimenta calabresa. Só um pouco para dar gosto mas como tinha crianças comendo, decidi não colocar. Mas acho que um saborzinho a mais de pimenta teria ficado ótimo.

A receita original vc encontra aqui.

Até a próxima...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Chuchu Cremoso

Fiz esta receita do CyberCook e gostei.

Fiz com um chuchu e um quarto de abóbora japonesa, que sempre uso com a casca. E então, dobrei os outros ingredientes. Na receita não detalha o tempo, mas foram 20 minutos a 230ºC.

Aprovado pela facilidade e pela versatilidade.

[]s

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Suflê de Brócolis



Aí está uma receita rápida para incrementar o almoço do dia a dia, não dá muito trabalho e também é bastante rápido. Eu não uso tanto parmesão, acho que coloco uns 50 a 60 gramas. E dependendo do parmesão usado, a receita pode acabar ficando salgada. Tem um detalhe: depois de assado fica uma quantidade razoável de água, mas não achei que atrapalha o resultado final.

Ingredientes:
- 1 maço(s) de brócolis
- 1 caixinha(s) de creme de leite
- 2 xícara(s) (chá) de leite
- 1 tablete(s) de Caldo de Legumes
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- 1 unidade(s) de ovo
- 2 xícara(s) (chá) de parmesão ralado(s)

Modo de preparo:
Cozinhe os brócolis na água com o caldo de legumes. Em uma tigela, misture o ovo, o leite, o creme de leite, sal e pimenta.
Num refratário untado com manteiga, coloque o brócolis cozido e o molho da tigela. Polvilhe com parmesão e coloque no forno para gratinar.

A receita original é daqui.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Arroz Misto de Forno


Este arroz é bem prático para fazer, o único cuidado que precisa ter é na hora de temperar. Ele pode ficar salgado sem muito esforço, dependendo da linguiça ou do parmesão que você estiver usando.

E quando faço, fica como prato único mesmo, acrescentando só uma salada.



Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cru
1 cebola ralada
sal a gosto
5 colheres (sopa) de salsa picada
1 xícara (chá) de leite
200 g de parmesão ralado
5 colheres (sopa) de cebolinha picada
300 g de palmito em lata
300 g de presunto
4 tomates sem pele e sem sementes
2 colheres (sopa) de caldo de carne granulado
200 g de ervilha fresca
1 xícara (chá) de margarina
300 g de lingüiça calabresa moída

Modo de Preparo:
Pique o palmito, o presunto e o tomate (este em pedaços bem pequenos). Dissolva o caldo de carne em um pouco de água quente. Reserve. Unte um pirex grande com margarina (ele deverá ser preenchido até a metade de sua capacidade). Misture o arroz, a cebola, o tomate, o pimentão, a salsa, a cebolinha, a lingüiça, o presunto, o palmito, a ervilha e a metade do queijo ralado. Ponha a mistura no pirex.

No liquidificador coloque o caldo reservado, o leite, a margarina e o sal (convém lembrar-se de que o queijo, a margarina e o caldo já são salgados e que não é bom exagerar). Bata-os rapidamente (30 segundos) e, em seguida, derrame-o sobre o arroz. Certifique-se de que metade do pirex continua vazio. Polvilhe com o restante do queijo ralado e leve o risoto ao forno, preaquecido a 200ºC, por cerca de 1 hora.

Peguei a receita aqui.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ciência na Cozinha #3 - O forno quente e sua mão

E então, você já se perguntou porque sua mão não queima quando entra no forno quente mas queima se tocar na assadeira, ou na porta do forno?

O segredo está na capacidade de condução de calor de cada coisa... Tudo a sua volta está em busca de equilíbrio térmico e quanto mais rápido o calor é conduzido em um material, mais rápido você pode se queimar. Como os metais são ótimos condutores térmicos, rapidinho o calor deles vai para a sua mão e aí dá aquela dor... Já a condutividade térmica do ar é "péssima" e você vai aguentar ficar com a mão dentro do forno um pouquinho de tempo, o suficiente para puxar a assadeira ou espetar o bolo ;)

Espero que tenham gostado...

Até a próxima!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Chocolate quente

Bem, não conheço ninguém que não goste de chocolate quente... E este então, é só sucesso. A receita peguei no Cyber Cook tem um tempão.

Ingredientes:
- 1 lata(s) de creme de leite
- 1 lata(s) de leite condensado
- 1 litro(s) de leite
- 4 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher(es) (sopa) de amido de milho
- 1 colher(es) (café) de noz-moscada
- 2 unidade(s) de canela em pau
- 6 unidade(s) de cravo-da-índia
- 1 1/2 xícara(s) (café) de rum

Modo de preparo:
Misture o leite, o leite condensado, o chocolate, o amido de milho, a noz-moscada, o cravo e a canela. Coloque no fogo e espere ferver. Retire do fogo e misture o creme de leite. Coe para retirar os pedaços de canela e o cravo. Misture o rum.

Nunca coloquei rum nem licor porque não tenho bebidas em casa, mas mesmo sem eles ficou muito gostoso.

Aproveitem!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ciência na Cozinha #2 - Microondas - parte 1

A radiação de microondas, que é o princípio ativo do seu forno microondas, só atuam sobre as moléculas polares (água, óleo, e outras). Estas moléculas são agitadas de forma uniforme e aí se dá o aumento de temperatura também de forma uniforme...

Então, não se esqueça que a porta do seu microondas é muito importante pois ela protege você desta radiação. E é também por causa desta segurança que o forno microondas sempre desliga quando você abre a porta.

Até a próxima...

E se quiserem mandar qualquer sugestão "de pauta", será muito bemvindo.

[]s