sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Filé de merluza assado com leite de côco

Há dias minha filha pede para fazer peixe. Então, hoje foi o dia. O maridão comprou filé de merluza e procurei por aí uma receita para fazer, pq sempre faço cozido no molho e mudar um pouco é bom, né?

Achei uma receita e adaptei um pouco. Usei:

700g de filé de merluza
1 cenoura média
1 cebola
1 tomate
200ml de leite de côco (um vidro)
200g de creme de leite (uma caixinha)

Temperei os filés com tempero completo sem pimenta, limão e noz moscada ralada. Esta eu sempre compro em grão e ralo na hora de usar. Deixei os filés no tempero uns 15 minutos, já dispostos em uma camada no refratário quadrado pequeno. Depois cobri com a cenoura cortada em fatias, por cima o tomate em rodelas e por último a cebola também em rodelas. Misturei o leite de côco com o creme de leite e joguei por cima.

Cobri o refratário com alumínio e coloquei no forno pré-aquecido a 180ºC. Depois de 20 minutos retirei o alumínio e deixei mais uns 5 minutos para dar uma corzinha na cebola, pq com certeza a merluza já devia estar cozida a esta altura.

Eu imaginei que a receita ía ficar com muita água. Primeiro pq depois de descongelada a merluza não parava de sair água, depois por causa do tomate e finalmente pq o molho não é consistente. Mas para minha alegria o molho ficou com boa consistência. E o tempero ficou bem suave. O peixe pegou bem o gosto da noz moscada por isso foi bom ter cuidado na quantidade.


Eu não uso pimenta do reino, no lugar eu teria usado pimenta calabresa. Só um pouco para dar gosto mas como tinha crianças comendo, decidi não colocar. Mas acho que um saborzinho a mais de pimenta teria ficado ótimo.

A receita original vc encontra aqui.

Até a próxima...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Chuchu Cremoso

Fiz esta receita do CyberCook e gostei.

Fiz com um chuchu e um quarto de abóbora japonesa, que sempre uso com a casca. E então, dobrei os outros ingredientes. Na receita não detalha o tempo, mas foram 20 minutos a 230ºC.

Aprovado pela facilidade e pela versatilidade.

[]s